Sustentabilidade

A Sustentabilidade é uma das áreas de intervenção da SOGA, desde sua génese em 2015. Partindo da constatação que a sustentabilidade sócio-económica é essencial para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida de qualquer população, torna-se uma necessidade exacerbada intervir nesta área, principalmente num contexto de extrema-pobreza como o que encontrámos na ilha de Soga.

Cooperativo de Costura

NE DJA N´KI

Em 2019, três mulheres – Kará, Nadjira e Nuna – tomaram a iniciativa de propor a criação da cooperativa de costura Ne dja n’ki – “Vem vestir”. A cooperativa tornou-se rapidamente autossustentável, produzindo peças de vestuário e acessórios para os habitantes da ilha de Soga e assumindo encomendas da própria associação. A SOGA apoia a cooperativa com material e equipamentos, pedindo apenas que as cooperantes partilhem o conhecimento adquirido para assegurar a continuidade do projeto. 

Horta Comunitária

TEMENDAQUE NÓNDGORON

Em 2015 constatava-se, a propósito da dieta alimentar da população, que as pessoas estavam de tal forma habituadas a ver o arroz como refeição única que nem sequer chegavam a ponderar a ingestão regular e continuada de outro tipo de alimentos – vegetais, fruta, proteína animal – consumidos esporadicamente, em quantidades diminutas. Como tal o cultivo de hortas era muito pontual. 

A Temendaque N’ondgoron – “Experimentamos para ver” – é uma horta comunitária, situada na tabanca de Ancaminho, englobando cerca de 20 pessoas. Cultivam, entre outros, cebola, tomate, pimenta, cenoura e alface. A SOGA proporciona sementes e alfaias agrícolas. O excesso da produção é vendido em Bubaque, constituindo uma ajuda preciosa para a economia familiar.

Micro-Crédito

Mulheres para Mulheres

O projeto Mulheres para Mulheres nasce da vontade de um grupo de mulheres portuguesas que se disponibilizaram para conceder um empréstimo de 10€ a 30 mulheres da tabanca de Ebeje. O dinheiro promoveu a base financeira para a instituição de vias de sustentabilidade económica naquela comunidade, que passam pela agricultura, manufatura e venda de serviços. Da posterior restituição da verba emprestada fundam-se novas iniciativas.

Cooperativa de Caju

"FORA DA CASCA"

O cultivo e transformação da noz de caju é, a par do óleo de palma, um dos recursos naturais mais valiosos presentes na ilha de Soga. A Fora da Casca é uma cooperativa que reúne produtores e comerciantes, no intuito que esta união promova o comércio justo deste produto, esbatendo a distância entre o produtor e o consumidor, fortalecendo o poder negocial dos produtores da ilha.

Óleo de Palma

PRENSAS DE ÓLEO

Foram adquiridas 4 prensas para que a população possa, de uma forma mais rápida e com menos esforço, extrair o óleo e, assim comercializar este bem na Ilha e fora dela.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.