Educação

Mantenha este sorriso

Ajude a ajudar!

AJUDE-NOS

Faça-se nosso sócio, por um valor simbólico poderá fazer a diferênça na vida de alguém.
SÓCIOS

“Desde 2015 que a Associação S.O.G.A. tem vindo a implementar novos projetos que têm como objetivo promover o desenvolvimento humano.”

Apadrinhamento

Este projeto quer dar resposta às necessidades básicas das crianças e jovens, para que possam aprender a ler e a escrever. Com a ajuda dos padrinhos em Portugal, garante-se que as crianças com mais necessidades possam ter acesso à educação.

A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO

Ser Padrinho é um compromisso a médio/longo prazo, que permitirá mudar a vida da criança/jovem apadrinhado, ao longo do seu percurso escolar.

É um projeto que dá origem a uma relação entre as crianças e jovens da Ilha de Soga e os padrinhos em Portugal.

A ajuda financeira é utilizada na educação (matrículas, propinas, material escolar), alimentação, vestuário e saúde.

Jardim de Infância

O JIMM destina-se a crianças carenciadas que vivem em Soga, na Guiné-Bissau, em idade pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos. Aqui as crianças têm a oportunidade de realizar aprendizagens essenciais, nomeadamente noções básicas da língua portuguesa, de cálculo mental, de higiene, entre outras, que lhes irão servir de suporte para o resto das suas vidas.

A equipa educativa é composta pela Educadora, Ana Soares, que se formou com o apoio de uma bolsa de estudo da nossa Associação, e duas auxiliares, residentes na ilha de Soga!

O JIMM foi inaugurado no dia 1 de setembro de 2018, e foi construído com os Contributos da Comunidade Educativa da Escola Secundária Lima de Faria, em Cantanhede, Portugal.

Domingos Sana

Enfermeiro

Bolsas de Estudo

Preencha o formulário e ajude!

Bolsas de Estudo

A S.O.G.A., tendo como principal missão, o desenvolvimento do indivíduo e da sua comunidade através da educação, tem vindo a financiar os estudos de jovens que se distinguem academicamente nas escolas da ilha e que têm vontade de estudar e ter um futuro diferente. É feita uma seleção através da candidatura destes jovens. A igualdade de oportunidades de género tem sido sempre uma preocupação da Associação S.O.G.A.

Ao longo destes anos, a Associação tem vindo a apostar na formação de jovens a nível do ensino secundário, superior e, mais recentemente, ao nível de cursos profissionais.

As crianças da ilha de Soga podem estudar na ilha até ao 6º ano, nas 4 escolas que lá existem. Após este percurso, não há saídas para os jovens que queiram continuar a estudar e procurar outras oportunidades de vida. A solução é continuar os seus estudos noutra ilha (Bubaque) ou no continente (Bissau), conforme o ano de escolaridade. Mas, sendo esta comunidade muito pobre, as famílias não têm capacidade para financiar os estudos dos seus filhos fora da ilha.

Neste sentido, e tendo por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a S.O.G.A. criou um programa de bolsas de estudo para apoiar financeiramente os jovens que queiram completar os seus estudos fora da ilha.

O valor de 30€ de cada bolsa permite o financiamento de algumas das despesas que estes jovens têm ao longo do mês, ao nível da alimentação, do alojamento e da propina.

Quer fazer parte deste projeto? Para tal basta preencher este formulário e fazer o seu contributo (pontual). Se pretender contribuir de forma mais regular para este projeto, tem também a oportunidade de acompanhar um destes jovens bolseiros ao longo do ano, ajudando-o com alguma(s) das suas despesas (acompanhamento anual). Um gesto tão simples que pode ter um impacto tão grande na vida de outra pessoa!

Formulário

EDUCAÇÃO

Na área da Educação, já financiámos 9 cursos superiores.

SAÚDE

Na área da Saúde, já financiámos 5 cursos superiores.

cursos profissionais

Já financiámos 2 cursos profissionais - eletricidade e construção

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.