“Desde 2015 que a Associação S.O.G.A. tem vindo a implementar novos projetos que têm como objetivo promover o desenvolvimento humano.”
Este projeto quer dar resposta às necessidades básicas das crianças e jovens, para que possam aprender a ler e a escrever. Com a ajuda dos padrinhos em Portugal, garante-se que as crianças com mais necessidades possam ter acesso à educação.
A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO
Ser Padrinho é um compromisso a médio/longo prazo, que permitirá mudar a vida da criança/jovem apadrinhado, ao longo do seu percurso escolar.
É um projeto que dá origem a uma relação entre as crianças e jovens da Ilha de Soga e os padrinhos em Portugal.
A ajuda financeira é utilizada na educação (matrículas, propinas, material escolar), alimentação, vestuário e saúde.
O JIMM destina-se a crianças carenciadas que vivem em Soga, na Guiné-Bissau, em idade pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos. Aqui as crianças têm a oportunidade de realizar aprendizagens essenciais, nomeadamente noções básicas da língua portuguesa, de cálculo mental, de higiene, entre outras, que lhes irão servir de suporte para o resto das suas vidas.
A equipa educativa é composta pela Educadora, Ana Soares, que se formou com o apoio de uma bolsa de estudo da nossa Associação, e duas auxiliares, residentes na ilha de Soga!
O JIMM foi inaugurado no dia 1 de setembro de 2018, e foi construído com os Contributos da Comunidade Educativa da Escola Secundária Lima de Faria, em Cantanhede, Portugal.
A S.O.G.A., tendo como principal missão, o desenvolvimento do indivíduo e da sua comunidade através da educação, tem vindo a financiar os estudos de jovens que se distinguem academicamente nas escolas da ilha e que têm vontade de estudar e ter um futuro diferente. É feita uma seleção através da candidatura destes jovens. A igualdade de oportunidades de género tem sido sempre uma preocupação da Associação S.O.G.A.
Ao longo destes anos, a Associação tem vindo a apostar na formação de jovens a nível do ensino secundário, superior e, mais recentemente, ao nível de cursos profissionais.
As crianças da ilha de Soga podem estudar na ilha até ao 6º ano, nas 4 escolas que lá existem. Após este percurso, não há saídas para os jovens que queiram continuar a estudar e procurar outras oportunidades de vida. A solução é continuar os seus estudos noutra ilha (Bubaque) ou no continente (Bissau), conforme o ano de escolaridade. Mas, sendo esta comunidade muito pobre, as famílias não têm capacidade para financiar os estudos dos seus filhos fora da ilha.
Neste sentido, e tendo por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a S.O.G.A. criou um programa de bolsas de estudo para apoiar financeiramente os jovens que queiram completar os seus estudos fora da ilha.
O valor de 30€ de cada bolsa permite o financiamento de algumas das despesas que estes jovens têm ao longo do mês, ao nível da alimentação, do alojamento e da propina.
Quer fazer parte deste projeto? Para tal basta preencher este formulário e fazer o seu contributo (pontual). Se pretender contribuir de forma mais regular para este projeto, tem também a oportunidade de acompanhar um destes jovens bolseiros ao longo do ano, ajudando-o com alguma(s) das suas despesas (acompanhamento anual). Um gesto tão simples que pode ter um impacto tão grande na vida de outra pessoa!
Na área da Educação, já financiámos 9 cursos superiores.
Na área da Saúde, já financiámos 5 cursos superiores.
Já financiámos 2 cursos profissionais - eletricidade e construção
SOGA – Todos os direitos reservados.