S.O.G.A.

Sustentabilidade

A sustentabilidade sócio-económica é essencial para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida.

Para ser sustentável, não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar.

Por isso, quando falamos de sustentabilidade, falamos de projetos feitos a pensar no futuro e desenhados para melhorar o tecido social e económico dos locais onde S.O.G.A. intervém.
A nossa ação descreve um conjunto de medidas no combate às condições de extrema pobreza que sejam capazes de promover o bem-estar dos beneficiários da nossa Associação, com o objetivo último de alcançar a autossustentabilidade da ilha de Soga.

projecto "mulheres para mulheres"

Em reunião, um dos grupos de mulheres da ilha de Soga mostrou vontade de realizar um novo projeto, com o objetivo de fazer uma horta comunitária!

Querem plantar para que a sua alimentação (com uma refeição única diária e feita à base de arroz) aumente e seja mais diversificada. Para conseguirem adquirir tudo o que é necessário para essa horta (alfaias agrícolas, cercas, sementes, etc.), precisam de conseguir o financiamento.

Mulheres portuguesas fizeram um empréstimo de 10€ cada a este grupo de mulheres guineenses. Estas investiram o dinheiro na produção de óleo de palma (muito comum na ilha) e já estão a ver frutos… O dinheiro que estão a angariar através do seu trabalho vai permitir à comunidade de Ebeje (uma das cinco aldeias da ilha) uma melhor alimentação!

cooperativa de costura

envio de donativos

Em Soga, os recursos materiais necessárias na área da saúde, da educação e da sustentabilidade são escassos.

Assim, durante as nossas missões humanitárias as malas de porão dos voluntários enchem-se de bens necessários na ilha e possíveis de encontrar com facilidade em Portugal.

Em 2018 chegou à Guiné-Bissau um contentor de 40 pés com material recolhido aqui em Portugal! Dentro destes donativos estavam:

– Barco de emergência médica “Travessia para a Vida”;
– Um filtro de água comunitário;
– Material de Enfermagem e medicamentos;
– Material Escolar e Manuais;
– O recheio (móveis e jogos didáticos) do Jardim de Infância, também inaugurado nesse ano na ilha;
– Vestuário e Calçado;
– Camas e colchões;
– Material agrícola e de costura;
– Bicicletas, entre muitas outras coisas!

Esta enorme quantidade de bens foi distribuida pelas escolas e cooperativas da ilha, associações guineenses como a Cáritas Guiné-Bissau e Escolas do continente! Este enorme passo para o desenvolvimento da população deve-se ao esforço dos nossos voluntários e ao apoio do Rotary Club Dorsten a quem, em nome de quem recebeu os donativos, agradecemos a colaboração neste projeto!

cooperativa

"fora da casca"

A ilha de Soga, assim como todo o território guineense, é fértil em recursos naturais. Um desses recursos é o caju, habilmente apanhado e explorado por várias gerações de sogaenses.
De alto valor nutricional, o caju tem sido altamente recomendado como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Além disto, é um fruto de alto valor económico, contribuindo a sua exploração para a sustentabilidade da ilha a longo prazo.

Como tal, a cooperativa de descasque de caju “Fora da Casca” está em funcionamento! Uma cooperativa dotada de uma máquina de descasque, para que os produtores locais consigam descascá-lo de forma mecânica, reduzindo custos (menos esforço e menos tempo) e permitindo uma exploração de maior qualidade e quantidade.

A imagem que vemos é caju da cooperativa que chegou a Portugal.

S.O.G.A.