S.O.G.A.

Educação

A educação e a formação continuam a ser o veículo privilegiado e imprescindível do desenvolvimento económico-social sustentável. Apenas uma pessoa académica e humanamente formada será autora efetiva e comprometida de uma mudança social contribuindo, assim, para a promoção da dignidade dos seus pares.

jardim de infância

A educação e a formação são áreas fulcrais para o desenvolvimento pleno do ser humano e, uma vez que é de pequeno que se constroem mentalidades responsáveis e equilibradas, investimos no primeiro Jardim de Infância da ilha de Soga.

O Jardim de Infância “Manuela Miranda está em funcionamento desde Setembro de 2018! Neste primeiro ano letivo estão 50 crianças a frequentar um jardim, divididas no turno da manhã e da tarde.

A equipa educativa é composta pela Educadora, Ana Soares, que se formou com o apoio de uma bolsa de formação profissional da nossa Associação e duas auxiliares, residentes na ilha de Soga!

Com os materiais vindos do contentor com donativos, as crianças têm o que necessitam para aprender.

Um agradecimento especial ao grupo de voluntários, alunos e professores do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, em Cantanhede, pelo forma incansável como tornaram este projeto uma realidade.

bolsas de estudo

“A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se pode tornar uma médica, que o filho de um mineiro se pode tornar o diretor da mina, que o filho de trabalhadores rurais se pode tornar o presidente de uma grande Nação.”

Nelson Mandela

Acreditamos que qualquer pessoa tem capacidade para se tornar excecional, basta que lhe seja dada essa oportunidade. É por isso que tentamos, através de bolsas, levar os nossos jovens cada vez mais longe, oferecendo-lhes mais do que o ensino primário existente na ilha.

Atualmente, financiamos 16 bolsas de estudo, que visam assegurar as despesas com as propinas, matrículas, alimentação e alojamento dos nossos jovens. Estas 16 bolsas estão distribuídas desde o 2.° ciclo do ensino básico até ao ensino universitário, sendo uma delas já de formação profissional na área da eletricidade.

É nosso objetivo fazer chegar estas bolsas a um número de jovens cada vez maior, que vemos como essenciais para o futuro da ilha de Soga.

apadrinhamento

O que é apadrinhamento?

O apadrinhamento de uma criança da ilha de Soga é um projeto que pretende, através desse mesmo apoio, criar oportunidades na criança e na comunidade. O apoio prestado pelos padrinhos permitirá à Associação manter um apoio constante na ilha. Com a ajuda da própria comunidade, conseguimos identificar as necessidades mais básicas que esta vive e colmatá-las, distribuindo material escolar, lúdico, didático e desportivo, medicamentos, roupa e calçado, saúde, etc.
Tudo isto é possível com apenas um pequeno contributo, mudando assim a vida daquelas crianças.

O que é ser padrinho/madrinha?

Quando se decide ser padrinho ou madrinha, através da Associação, abre-se de imediato um novo futuro para uma criança, bem como para a sua comunidade.
Os padrinhos recebem uma ficha de apadrinhamento, que contém informação relativa à comunidade onde a criança vive, uma pequena história de vida da criança, os seus dados pessoais e a sua fotografia.
Receberão ainda, pelo menos uma vez por ano, uma carta por parte das crianças que apoiam e também, se possível, uma fotografia, para que possam acompanhar o seu crescimento.
Poderão ainda acompanhar toda a atividade da Associação através da nossa newsletter.

Nota: O projeto de apadrinhamento conta já com mais de 70 crianças! Para que a gestão destes afilhados seja eficaz, neste momento a Associação não está a aceitar novos padrinhos ou madrinhas

S.O.G.A.